Olá, tudo bem?

Nós somos a equipe Arena Fit e no post passado foi abordado o tema do Axiomas da musculação, que você pode conferir aqui caso ainda não tenha lido.

Abaixo vão ser apresentados seis passos para aqueles que desejam fazer sua mente evoluir com o objetivo de mudar hábitos fisicos e alimentares, então se você deseja isso, continue lendo.

 

1- O fracasso não existe

Quando falamos sobre resultados, sem dúvidas, é preciso ter atenção a esse primeiro passo. Conheço pessoas que começam a treinar e logo param; ou então pessoas que começam com algum tipo de controle alimentar e, poucas semanas depois, param.

 

Como resultado, elas se sentem frustradas e, dessa forma, afundam-se mais e mais em alimentos com calorias vazias. Consequentemente, permanecem em vidas sedentárias.

 

Elas pensam: “já tentei antes e não consegui, por que então devo tentar de novo?”.

 

Mas o que elas não percebem é que a situação na qual elas se encontram é o resultado de pequenas decisões tomadas muitas vezes inconscientemente e que essas pequenas decisões, que podemos chamar de " detalhes" , fazem com que alcancem um resultado negativo, ou seja, aquele resultado que não era esperado. Não significa que elas fracassaram, mas sim que não obtiveram o êxito que queriam. De qualquer maneira, foi um resultado, sendo positivo ou negativo.

 

2- Queime o que te faz mal

Em segundo lugar, você deve estar consciente de que existe o desejo de mudança. Não basta apenas ser um pensamento, como, por exemplo, “preciso emagrecer” ou “preciso ficar mais forte”.

 

Esses pensamentos são importantes? Sem dúvida alguma. Entretanto, eles são apenas como a sua atitude de colocar a chave na ignição do carro, mas sem a girar em momento algum.

 

Então o que deve ser feito? Simples, você deve ter uma visualização precisa de que não se sente bem como está (se este for o caso) e que é sim possível mudar seu corpo e sua saúde. A mudança deve vir de sua própria vontade, não dá vontade de outros em sua vida.

 

Sendo assim, é necessário que você identifique os pensamentos limitantes em sua vida e, assim, substitua-os por algo positivo. Por exemplo, você pensa “preciso me divertir este final de semana, afinal trabalhei muito e ninguém é de ferro, não é mesmo?”. Daí você vai para a balada e lá bebe bastante. O álcool, como resultado, vai te deixar desidratado, e a falta de descanso vai limitar a liberação de testosterona, o que vai fazer com que seu corpo fique inchado e que você perca muitas calorias. Assim, como resultado, vai iniciar a perda de massa magra. Enfim, seu treino e sua dieta vão embora em uma noite.

Existe algum problema nisso tudo?

Claro que não, desde que não seja feito todos os finais de semana.

Perceba que tudo se iniciou com o pensamento de que você precisava se divertir e descansar. Então, parar para pensar e tiver a curiosidade de saber se não existem outras formas de diversão e descanso que não prejudiquem muito seus treinos, ou seja, locais onde você pode frequentar sabendo que o dinheiro investido na academia ainda está sendo compensado, fará com que se aproxime muito mais rapidamente do resultado que deseja.

 

Enfim, após queimar ou eliminar aquilo que te faz mal, é necessário que você se organize.

 

3- Mantenha a sua mente em ordem

Em terceiro lugar, você deve visualizar o que exatamente deve ser mudado. Talvez você queira ganhar massa magra, então deve ter ao menos uma pequena noção de qual será a variação de seu peso e quais vão ser suas novas medidas. Só assim saberá que poderá descansar quando as alcançar e, dessa forma, vai poder estabelecer novas metas futuras.

 

Como nosso foco nesta etapa são os pensamentos, quero que se atente ao fato de que a clareza de seu objetivo é que vai determinar concretamente o caminho a ser seguido.

 

É necessário que você dê maior atenção ao que vai trazer os resultados que quer. Filmes, documentários e músicas são ótimos para isso, pois são capazes de mexer diretamente com o seu estado mental e podem te tirar de estados neutros e te levar para estados nos quais você se sinta muito motivado a treinar, a manter o controle alimentar e a descansar.

 

4- Torne seus pensamentos fortes como aço

O quarto passo, basicamente, resume-se a mudar seus pensamentos a níveis que eles se tornem crenças. Sim, as crenças são responsáveis pelo que você faz, quando e onde faz e, se existe algo mais profundo que seus pensamentos identificados de forma consciente, são as suas crenças, pois muitas vezes elas vão fazer com que você tome decisões inconscientemente.

 

Veja, uma forma segura de criar novas crenças concretas é fazer com que as antigas deixem de existir e as novas virem hábitos. A boa notícia é que, assim que novas crenças são formadas, automaticamente as antigas são destruídas, ou seja, se você adota novo estilo de vida e muda seus hábitos, automaticamente suas crenças também mudam.

 

Responda sinceramente, é mais fácil você acreditar que vai começar a treinar e controlar sua alimentação agora, ou realmente crer que vai fazer isso na segunda-feira da semana que vêm?

 

Acredito que agora você tenha percebido o motivo da mudança de comportamento e hábitos, ser a base para a mudança de crenças.

Nossas crenças podem mudar em acordo com nossas necessidades, sendo assim, se elas se tornam hábitos, precisaremos de novos hábitos para muda-las.

 

5- Ganhe prêmios

Este passo também é relacionado às crenças, pois é uma maneira de criar um padrão de pensamentos. Veja, a sequência é simples de entender.

 

Todas as vezes que você representa alguma crença, ela te direciona para determinados pensamentos a nível consciente ou inconsciente. Assim que é direcionado para estes pensamentos, também chamados de representações mentais, você adota certo tipo de comportamento que te leva a uma ação. O fato de realizar a ação será o fator chave para a liberação de uma recompensa.

 

Por isso, todas as vezes que você conseguir tomar a decisão e praticar a ação que te direcione ao resultado desejado, você deve se recompensar.

 

Logicamente, não com algo que te tire do foco, mas com prêmios como viagens e passeios a lugares que você gosta. Um exemplo de prêmio muito simples e útil a ser utilizado hoje em dia, é o acesso a redes sociais, ao restringir o acesso e fazer com que se torne um prêmio, automaticamente você pode se sentir motivado a se dedicar mais rumo a seu objetivo.

 

 

6- Feedback

Por último, é necessário que você sempre acompanhe seus resultados, isso fará com que você seja capaz de se policiar e mensurar os resultados e saber se eles estão sendo positivos ou negativos.

 

Na musculação, é muito comum que algo aconteça. Muitas vezes, as pessoas querem tanto o resultado final que simplesmente não prestam atenção em pontos chave. Como exemplo de falta de preocupação com o processo, um conhecido meu queria muito ganhar músculos, o problema é que ele não queria treinar para fazer isso, assim ele pensou, “talvez se eu tomar apenas suplementos eu consiga o resultado que quero”, então ele passou a apenas tomar suplementos sem realizar um treino, por fim, o resultado foi que ele ficou doente e teve de suspender a suplementação.

 

Em comparação com o exemplo acima, muitas pessoas acabam por tomar decisões erradas e, assim, após algum tempo, percebem que o corpo que possuem não é exatamente o que queriam ou talvez nem a saúde venha a ser mais a mesma.

 

Veja, todos esses passos são importantes para que você seja capaz de gerenciar seus pensamentos e seus resultados. Sendo assim, atente-se a cada um deles, isso contribuirá e muito para a mudança de seus hábitos.

 

Enfim, no próximo post você verá como definir a sua visão de uma forma eficaz para que ela esteja alinhada com seu objetivo.

Forte abraço e até lá...