Olá, tudo bem?

Nós somos a equipe Arena Fit e a seguir apresentaremos a você um artigo no qual são abordadas maneiras para a definição de seus Objetivos Específicos, algo importante para quem já definiu a visão e deseja continuar com nosso processo de mudança de hábitos.

 

Como você viu antes, nosso objetivo geral era "emagrecer 10 quilos". Contudo, agora que a visão foi estabelecida neste artigo aqui e já temos um ponto no qual podemos nos basear, chegou a hora de estabelecer os objetivos específicos. Assim, eles devem apresentar como alcançar o Objetivo Geral. 

 

É importante que seus objetivos específicos estejam alinhados com o Objetivo Geral e com a sua Visão.

 

Para definição dos objetivos específicos podemos utilizar uma ferramenta desenvolvida por Peter Drucker, um homem que muitos reconhecem como ser o pai da Administração moderna. Ele desenvolveu um método para o alcance de metas chamado SMART, um acrônimo das palavras em inglês:

 

  • Specific (específico): a meta deve ser rica em detalhes, você deve saber onde está e onde chegará.
  • Measurable (mensurável): Os números são importantes, você deve ter consciência de seu peso e suas medidas, quanto ganhou ou perdeu por semana, todos os dados devem ser anotados.
  • Attainable (alcançável): Deve ser algo que você sabe que consegue fazer.
  • Realistics (realistas): Saiba exatamente quais vão ser as implicações diárias, quais vão ser as dificuldades.
  • Time Bound (tempo): Saiba quando vai começar e quando vai acabar.

 

Lembrando que esta é uma adaptação do processo SMART de Drucker para mudança de hábitos fisicos e alimentares.

Para explicar mais detalhadamente, fiz um exemplo do passo a passo do que temos que fazer para chegar ao Objetivo Geral. Porém, é interessante que você elabore suas próprias questões.

 

Objetivo Geral: Emagrecer 10 quilos

 

Definição de Objetivos Específicos

Que Direcionam Ao Objetivo Geral

 

1- O que posso fazer para emagrecer 10 quilos?

Vamos supor que sua resposta seja praticar esportes e perder 500 g por semana. Então você deve se perguntar:

 

2- Qual modalidade esportiva eu devo praticar para perder 500 g por semana?

Continuando com a suposição, você responde que quer praticar musculação em uma academia. Então, surgem mais perguntas.

 

3- Vou procurar a ajuda de um Personal Trainer ou um Instrutor?

Observação: Um instrutor é aquele que elabora o treino e permite que você treine, fazendo apenas observações a respeito de seus exercícios e auxiliando quando necessário, mas sempre mantendo foco em todos os presentes na academia. Já o Personal Trainer é aquele responsável por elaborar o seu treino e fazer acompanhamento constante e diário. O acompanhamento é totalmente com foco em você.

 

4- Onde vou treinar?

Academia X

 

5- Qual o valor da mensalidade?

R$ 50,00

 

6- Em que horário pretendo treinar?

19h00min

 

7- Seria necessário o acompanhamento também de um nutricionista?

Suponhamos que a resposta seja sim.

 

8- Onde é a clínica do nutricionista?

Rua x, Bairro Y

 

9- Qual o valor da consulta?

R$ 30,00

 

Enfim, as questões acima servem apenas de exemplo, é preciso que você crie as suas com base no Método SMART.

 

O que eu quero que perceba é que toda sua atividade deve ser cuidadosamente detalhada antes de entrar em ação, evitando dúvidas no processo que façam com que você desanime.

Então, nesta etapa, após você definir seus objetivos específicos, basta você acrescentar data a eles.

 

  • Matricular na Academia X, que possui o preço mensal de R$50,00, e iniciar meu treinamento às 19h00min;

         Data: 01/03/2016

  • Iniciar atividades com o acompanhamento de um Instrutor;

         Data: 01/03/2016

  • Fazer consulta com o nutricionista de endereço na rua X, bairro Y, com o valor da consulta em R$ 30,00.

         Data: 01/04/2016

  • Início da perda de 500g por semana.

         Data: 07/04/2016

 

E, assim, você define quais objetivos devem ser seguidos em ordem cronológica. Acredito que vai perceber que acima, nos prazos de matrícula na academia e de iniciação com um instrutor, as datas foram às mesmas.

 

Fiz isso propositalmente, pois esses objetivos se realizam em um único lugar, não é mesmo?

 

Mas ao que se refere aos outros tópicos é interessante dar um prazo mínimo de uma semana para cada objetivo.

 

Quando você faz isso, as atividades não se acumulam de uma única vez para você, e esse prazo acaba sendo o tempo mínimo necessário para a elaboração da sua ficha de treino.

 

Também, muitos entram para uma academia e já começam uma dieta. Segundo alguns nutricionistas, o problema disso é que a atividade física muitas vezes aumenta a fome das pessoas. Caso você não esteja acostumado com essa nova rotina, sua força de vontade vai diminuindo até que você pare. São muitas coisas para seu cérebro assimilar de uma só vez e, por isso, o essencial é que você crie fases de adaptação para cada ação iniciada.

 

Ainda é interessante estabelecer tributos a serem pagos caso você não cumpra o que se comprometeu a fazer na data apresentada. Como, por exemplo, ir a pé para o trabalho ou mesmo deixar de acessar redes sociais. Esse tributo deve ser pago até que você cumpra o que estabeleceu, isso servirá como ferramenta motivacional para que você entre em ação.

 

Logicamente é muito importante você saber onde está e onde quer chegar, mas também é importante que saiba quais são seus gatilhos para ação e como quebrar possíveis barreiras para o alcance de seu objetivo, e é isso que faremos nos próximos posts.

 

Até mais e ótimos treinos.